27 de maio de 2005

Toda cura para todo mal

Este blog mudou de endereço! Veja como é o novo site.

Este é o título do novo CD do Pato Fu, que (eu espero) estará à venda nas Lojas Americanas na próxima segunda-feira, dia 30/05. Desde 2002 a banda não lança nenhum álbum novo, mas eles nunca pararam: lançaram, nesse intervalo de tempo, músicas infantis, como a regravação do clássico de Vinícius de Morais "O Relógio", a trilha da comilança de jabuticabas da atual fase do Sítio do Picapau Amarelo "Ploft Pluct Nhoc", e outra regravação para um CD de tributo ao Secos e Molhados "Rondo do Capitão".

Desde que "surgiram" na MTV, na metade dos anos 90, o Pato Fu vem fugindo de rótulos. Não que eles queiram ser diferentes apenas pela diferença. Toda a discografia deles é permeada pela experimentação de sons, pela descontração e desprendimento de conceitos, e pela diversão. Qual outra banda cantaria os versos "a Unimed é quem vai pagar / a Unimed é quem paga!" (da música "O Processo de Criação Vai De 100 Até 10 Mil) ou "É certo que milagre possa até existir / Mas você não vai querer pagar / Toda cura para todo mal / Que está no Hipoglós, no Metiolate, Sonrisal" (da novíssima "Uh Uh Uh, Lá Lá Lá, Ié Ié")?

Além de ter sido "coroada" uma das melhores bandas dos últimos tempos, fora do eixo musical EUA/Inglaterra, pela revista Times. É por isso que eu estou contando os minutos desde a última segunda-feira, quando o site da banda informou a data de lançamento de "Toda Cura Para Todo Mal"! (^_^)

21 de maio de 2005

E3 2005

Este blog mudou de endereço! Veja como é o novo site.

Acabou ontem a maior feira de games e diversão eletrônica do mundo. Vários sites especializados possuem toneladas de informações, vídeos e fotos. Eu queria citar alguns pontos que me chamaram a atenção em especial.

- Conferências: antes da abertura da feira, cada empresa realiza conferência fechada para apresentar novidades e planos pro resto do ano e início do próximo, o chamado ano fiscal. A Microsoft quebrou uma tradição de manter segredo de seus planos e exibiu um show na MTV americana pra apresentar seu novo console, o Xbox360. E, aproveitando a divulgação da mídia, disse que a Sony costuma não cumprir suas promessas e a Nintendo só foca pequenos nichos do mercado de games, colocando-a bem distante do segundo lugar no domínio desse mercado. O que a grande MS nunca diz é que o Xbox é um grande fiasco de vendas no Japão, o maior consumidor de games do mundo...

A Sony manteve mistério até a sua conferência e apresentou o seu novo console, o Playstation 3. Se todos os vídeos que foram mostrados foram gerados em tempo real na maquininha, o PS3 foi, de longe, um dos grandes destaques da feira desse ano. É incrível o grau de realismo dos gráficos! Impressionante mesmo! Pena que a Sony não deu atenção aos seus atuais consoles na conferência...

A Nintendo começou sua conferência mandando um cala-boca pra MS. Apesar de ainda ser vista como uma empresa que agrada somente as crianças, a Nintendo exibiu diversas situações que desmentem essa falsa imagem. Além de apresentar o tão misterioso Revolution, seu novo e inovador console. O foco da Nintendo tem sido criar jogos que atraiam não só jogadores convencionais mas todo tipo de pessoa que deseje se divertir. Jogos como Nintendogs, Electroplankton, Wario Ware Twisted e Donkey Konga 2 são exemplos dessa diversão simples. Ainda foi apresentado um ridicularmente pequeno Gameboy Advance chamado Micro.

- Exibição de jogos: eu estive preocupado com a possível escassez de jogos pro atual Gameboy e pro PS2, consoles que possuo. Ainda bem que essa preocupação foi em vão: as duas plataformas terão grandes jogos a serem lançados até a próxima série! Difícil é esperar por todos os lançamentos... Desde já, quero todos! (^_^)

- Tecnologia: a corrida tecnológica dos consoles não pára. A cada nova geração, é apresentado ao consumidor incríveis melhoras gráficas, refinamento de conceito e aperfeiçoamento da jogabilidade. Sony e Microsoft embutiram o que puderam nos Xbox360 e PS3, sempre na busca de superação de seus concorrentes. A Nintendo preferiu não entrar nessa corrida e já afirmou que seu Revolution será só um pouco melhor que o Gamecube. Em compensação, o Revolution ganhou a capacidade de rodar todos os jogos do Nintendinho, SuperNES, Nintendo64 e Gamecube. Uma compatibilidade nunca vista antes! (O_o) São mais de 20 anos de jogos! Bem interessante...

- Outros: uma coisa em comum todos os consoles apresentaram: a supressão dos fios e cabos. MS, Nintendo e Sony apresentaram suas soluções pra gerar comunicação Wi-Fi entre seus produtos. E a dependência da internet. Tudo será interligado, informações e diversão serão entregues pelos consoles num piscar de olhos. Se bem que, aqui no Brasil, a realidade dos futuros proprietários desses consoles da próxima geração será bem outra...

Uma coisa que me intrigou foi a vontade de algumas empresas em colocar o jogador dentro do jogo. A Sony mostrou um vídeo de um título em criação para o PS3 que faz interação entre as personagens do jogo e o jogados via câmera (Eye Toy) e microfone. O jogador passa todas as estratégias e informações para que as personagens possam agir. Fico imaginando um adolescente isolado na sala, gritando com um jogo... Esquisito.

Como disse no começo desse artigo, a internet está abarrotada de informações sobre a E3 desse ano. Só comentei o que me chamou a atenção... Se quiser saber mais sobre o que aconteceu, visite os sites IGN, Gamespot, Joystiq e UOL Jogos.

17 de maio de 2005

Produtora de vídeo

Este blog mudou de endereço! Veja como é o novo site.

Lembra que eu disse que estava todo orgulhoso das vinhetas que havia criado? Hoje, recebemos lá na agência alguns orçamentos... É, parece que a vinheta da marca de moda jovem sairá mais ou menos daquele jeito que eu criei, apesar de toda a confusão que foi criada.

Pois bem, a vinheta tem somente dez segundos e custa em torno de R$10.000,00! Pode ser um valor muito comum nesse mundo publicitário mas, pra mim, é um valor super... er... interessante! ($_$) Ainda mais de ter sido bastante elogiado por um dos produtores que enviaram seu orçamento pra recriação da vinheta. O grande "problema" é que eu fiz a bendita vinheta no Flash, que não é ferramenta mais utilizada pra esse tipo de criação...

Acho que estou largando essa vida besta que eu levo como webdesigner/designer gráfico e abrir um negócio só meu: uma produtora de vídeo/webhouse/escritório de design gráfico! Uma empresa canivete multifunções! (^_^)

Volto a escrever em breve sobre a grande feira anual de videogame, a E3.

11 de maio de 2005

Crianças e armas

Este blog mudou de endereço! Veja como é o novo site.

Acho que vão se assustar um pouco com o título deste artigo mas felizmente as duas coisas não estão relacionadas. Ontem eu estava vendo o trabalho de um ilustrador na internet. Meio que reparando no traço dos desenhos, escolha das cores e atitude dos personagens. Até que o filho do irmão do meu diretor, que é uma criança um tanto inquieta, passou atrás da minha cadeira e começou a dizer "Onde já se viu? Reclamam que eu só vejo desenho e... e ele, grande desse jeito, fica vendo desenho! Onde já se viu?"

Fiquei totalmente sem graça, óbvio. Mas, depois, fiquei pensando se outra criança faria o mesmo que ele fez? É evidente que a atitude dele reflete um pouco da educação, ou falta dela, que os pais dão ao menino. Ambos trabalham e ele passa o dia em atividades que ocupam seu tempo. O menino não tem tempo de brincar e ficar à toa com as crianças da sua idade, curtindo a infância na bobeira saudável que eu pude sentir quando fui criança, felizmente. Se fosse eu, na mesma idade dele, tentaria chegar perto da pessoa vendo desenhos e saber mais sobre eles. E não fazer o estardalhaço que o pestinha fez... Espero que meu filho nunca aja desse jeito.

E, pelo jornal de hoje, escutei que será feito um plebiscito, em outubro, para saber se o país continua a permitir a venda de armas ou não. Depois de uma grande campanha de desarmamento, acho que seria o próximo passo natural a ser seguido. Mas passar essa responsabilidade para a sociedade, que é vítima da violência urbana em geral, é um tanto esquisita. Não sei qual será o resultado desse plebiscito e ainda não sei no que optar. Tenho fé que alguma solução mais eficiente possa surgir nesse meio tempo...

8 de maio de 2005

Educação Made In Japan

Este blog mudou de endereço! Veja como é o novo site.

Parabéns a todas as mães! (^_^) Espero que seus filhos não tenham lhes dado presentes de grego. Como celulares, por exemplo! Minha mãe ganhou um presente singelo e comum. Acho que ela gostou de verdade, apesar de tudo. Valeu como lembrança neste dia escancaradamente comercial...

"Pra vc ver como é a educação.Na fila pra uma das atrações do universal studios,haviam duas belíssimas moças a frente de nossa trupe.Uma das moças em um momento de silêncio ,soltou um gás natural com elevada sonoridade.Todos ouviram,mas fizeram de conta que não ouviram e começaram a conversar ,como se nada tivesse acontecido.A garota disfarçou e continuou conversando.Sem risadas e sem tiração de sarro."

O texto aí foi tirado do blog do maluco Osaka que costuma comentar pérolas japonesas como esta. Tudo muito natural... (^_^)

Só pra terminar o caso da vinheta dos artigos anteriores: meu diretor conversou com a responsável pelas ações da marca (ações que definem o jeito das roupas, o público-alvo da marca, etc) e ela disse que houvera uma pequena confusão. E nada foi resolvido... Enfim, isso, como diria minha avó, adorada mãe da minha mãe (^_^;), são águas passadas...

5 de maio de 2005

Um pouco depois...

Este blog mudou de endereço! Veja como é o novo site.

Ainda estou um tanto chateado... Mas eu consegui tirar algo de bom disso: cortei meu cabelo! (^_^;) Estava enrolando há algum tempo pra cortar mas, com a raiva que eu senti, corri pra cortar. Eu tenho meio que um trauma pra cortar o cabelo. Toda as vezes, eu fico enrolando e deixando a juba crescer...

Acho que é porque corta o cabelo é uma mudança de visual e eu não acostumo rápido com mudanças.

Conselho

Este blog mudou de endereço! Veja como é o novo site.

Se conselho realmente fosse bom, não se dava, vendia-se. Mas mesmo assim darei um conselho: nunca, em tempo algum, construa castelos sobre a areia. Eles desmoronam com muita facilidade...

No artigo anterior, afirmei estar radiante com meus trabalhos. Pois agora estou frustado com todo o tempo perdido. (T_T) A Revista da MTV já está nas bancas com o anúncio que eu criei e ele só está lá porque a empresa precisava ocupar aquele espaço com alguma coisa. O que eu fiz só foi aprovado pela empresa por total falta de tempo! A aprovação não foi uma confirmação de que a minha arte havia agradado o gosto desse cliente (cliente é uma empresa atendida por uma agência)... Pelo contrário, foi mais uma manifestação da grande incompetência dessa grande empresa de moda que está nas mãos de gente perdida que não sabe administrar seus prazos!

Eu estou completamente frustrado... (T_T) Sinceramente, não sei o que fazer agora... Não sei se eu quero fazer alguma coisa para esta marca tão cedo...

3 de maio de 2005

Modesto...

Este blog mudou de endereço! Veja como é o novo site.

Ando trabalhando demais! Até aí, eu reclamar disso até que é bem normal. Mas o interessante dessa vez é que não são trabalhos maçantes!!! (^_^) Estou fazendo várias coisas da qual realmente estou gostando, coisas que estão me satisfazendo! Demais, né?

Vou contar o que essas coisas são: neste mês, sai na revista da MTV um pequeno anúncio de uma conhecida marca de moda jovem nacional que eu criei. Para a mesma marca, estou finalizando uma vinheta de 10 segundos que será exibida na MTV. Também estou finalizando outra vinheta de 10 segundos (vinheta é um tipo de comercial) para outra marca de moda, só que moda adulta, ultra-mega-hiper-super famosa que também será veiculada na MTV. Todas idéias são essencialmente minhas, com um ou outro toque do meu diretor de arte. É por isso que ando tão radiante!

Outra coisa que também já determinei é a minha lista de presentes de Natal: já tenho pelo menos 4 jogos do PS2 na mira. Todos da SquareEnix: Radiata Stories, Dragon Quest VIII, Kingdom Hearts 2 e Final Fantasy XII. Mal posso esperar! o(=_=)o