25 de fevereiro de 2006

Chá

Este blog mudou de endereço! Veja como é o novo site.

Ice Tea
Mais um Illustration Friday. Pensei em diversas outras situações mas, diante desse calor que anda fazendo, essa se encaixa feito uma luva! Quem não gostaria de aproveitar um piscinão desse, enquanto se bronzeia um pouco? Confesso que faz um tempão que não sei o que isso significa. (^_^)

+++

Caindo do salto nesse Carnaval: Gaviões da Fiel. Não tenho nada contra corintianos e nem ligo pra futebol mas os eternos favoritos do Carnaval de São Paulo deram com a cara no chão esse ano...

+++

Da série "No Brasil não tem": decalques de parede com motivos do jogo clássico Space Invaders! Não é preciso nenhuma habilidade extraterrena para copiar esses motivos ou inventar alguns mais bacanas do que esses que são vendidos. Quando meu filho nascer, quem sabe faço algo parecido em seu quarto... Usando um "pouquinho" mais de criatividade e bom senso, é claro! (^_^)

23 de fevereiro de 2006

Geração Katamari

Este blog mudou de endereço! Veja como é o novo site.

Como um jogo tão maluco quanto Katamari Damacy virar referência de diversão descompromissada, ícone da pop-art e sinômino de lucro? A Namco, empresa produtora do game, devia estar em seus melhores dias quando resolver deixar o criador do game, Keita Takahashi, levar a produção do game adiante. Sendo a empresa a casa do Pac-man, os diretores devem ter pensado: "por que não? é um puzzle da Namco na prateleira"...

Mas, acho, que eles estavam de olho mesmo nessas pessoas que Nintendo rotulou como Touch! Generation. A Nintendo passou por grandes problemas há algum tempo por causa da sua imagem de empresa de brinquedos infantis, dado ao infinito número de personagens carismáticos e jogos politicamente corretos. Isso a fez republicar inúmeros títulos para o Gameboy Advance e, contrariando todas as expectativas, fez bastante sucesso com esses repetecos. Jogos manjados e super conhecidos fizeram com que as empresas repensassem em suas estratégias. A Nintendo estava lucrando com uma produção incrivelmente baixa para os padrões atuais. E todos perceberam que vários jogadores veteranos estavam perdendo o interesse nos jogos complicadíssimos da geração atual.

Seguindo essa linha de raciocínio, foram lançados jogos como Wario Ware, uma coletânea de minigames que desafia os jogadores com tarefas simples de forma super rápida. Mais tarde apareceria Katamari Damacy, totalmente despretensioso.

E cheio de seguidores, ávidos por qualquer coisa que lembre o jogo. A trilha sonora é muito boa, mesmo só tendo músicas cantadas em japonês. A direção artística é simples e super eficaz (as formas são muito limpas e as pessoas estilizadas ao extremo), a história e o contexto do jogo são singulares. Enfim, um oásis de inovações em uma área que sempre resvala em seu limite, tanto criativo quanto técnico.

O mais interessante é que a Namco americana quase não fez divulgação desse jogo nos Estados Unidos e manteve o ar nipônico do game, somente traduzindo o necessário e mantendo a arte original da capa do jogo. Coisa rara de se ver já que os americanos têm o péssimo costume de torcer o nariz pra estrangeirismos.

Mas quem inventou tudo isso é quem está tirando mais proveito dessa nova forma descomplicada de jogar. A Nintendo, com seu Nintendo DS, vem se destacando entre esse público que ela criou. Jogos como Nintendogs, Electroplankton e Motto Nou o Kitaeru Otona DS Training (exercícios para o cérebro) são sucessos de vendas e de crítica, tanto no Japão quanto na América.

E tem gente com inveja da popularidade desses jogos: a Sony já está providenciando seus títulos amigáveis para o PSP. Loco Roco promete uma aventura simples e divertida usando a gravidade como um dos elementos principais. Interessante notar que a Sony sempre pregou que os jogos deveriam ser longos, envolventes, dinâmicos e tecnicamente perfeitos. Loco Roco é simplesmente o oposto disso. Sinal dos tempos...

+++

Earthbound, conhecido também como Mother no Japão, terá continuação no Gameboy Advance! Nada se sabe sobre a história já que o criador da série está mantendo segredo até onde der. Tomara que a Nintendo publique o jogo deste lado do globo também...

+++

Em tempo, a temporada Verão 2006 na MTV está péssima. Eu sempre elogiei a emissora mas essa é a pior programação de verão da MTV de todos os tempos! Aff... se isso for uma prévia do que vai ao ar em 2006 na chamada programação normal, começo a agradecer desde já ter assinado TV a cabo de novo! (O_o)

+++

E o Carnaval, hein? Mais comercial impossível! A cada ano, esse evento que era popular e espontâneo fica maçante e lucrativo para seus donos...

20 de fevereiro de 2006

Nova cara!

Este blog mudou de endereço! Veja como é o novo site.

Conforme prometido, o blog está de cara nova! Resolvi deixar um pouco os desenhos pixelados de lado e usar formas mais bem acabadas, visualmente falando. Estou querendo, com essa mudança de visual, unir o blog ao meu portfolio de trabalhos, que também vai ganhar cara nova, seguindo esse padrão, mais ou menos. Eu nunca divulguei aqui o endereço do meu portfolio mas estou pensando em fazê-lo assim que a mudança de lay-out lá estiver pronta. Espero que gostem desse espaço um pouco melhor decorado que antes! (^_^)

18 de fevereiro de 2006

Canção

Este blog mudou de endereço! Veja como é o novo site.

Play that song
Voltando ao Illustration Friday. O tema dessa semana é "Canção" e essa foi a primeira imagem que surgiu na minha cabeça. Parece que ele tem que acompanhar as mudanças do mundo...

+++

Recebi um presente da Editora Abril: algumas edições de Veja de cortesia. Cortesia dessas totalmente interesseiras, visando a compra da assinatura da revista. Sempre gostei de ler a revista mas seu preço anda proibitivo. Então aproveitei todas as edições que chegaram aqui em casa: li todas de cabo a rabo. E me surpreendi com o conteúdo das matérias! Tempos atrás, a revista estava meio mal das pernas, abordando temas um tanto chatos na minha opinião. Agora não, todos os assuntos muito pertinentes e interessantes. Pode ser a gratuidade dela tenha me "forçado" a aproveitá-la ao máximo! (^_^)

+++

O Rio de Janeiro em furor: show de graça na praia. Torço mesmo pra que tudo corra bem, sem grandes e pequenos incidentes, pois eventos dessa magnitude sempre tendem a dar errado...

+++

Descobri essa semana que não existe nenhuma lei que proiba as pessoas de fumarem em escritórios... Ando fumando, por tabela já que não fumo, uns oito cigarros por dia. Apesar de estar trabalhando e garantindo o meu no fim de cada mês, minha saúde anda a passos largos em direção ao brejo. Em um escritório declaradamente viciado, essa situação só tende a se agravar... Rezo pra que eu consiga logo abandonar esse círculo vicioso, pulando do brejo pra um lugar mais salutar, se é que vocês me entendem. (-_-;)

+++

Lay-out novo pronto! Ueba! Só falta adaptá-lo à linguagem HTML.

12 de fevereiro de 2006

o(n_n)o studios

Este blog mudou de endereço! Veja como é o novo site.

Eu estava trabalhando em um site esta semana e percebi que nunca tinha feito nenhuma animação usando o Flash, programa que utilizo há mais de cinco anos! Geralmente, quem se aventura a conhecer esse programa sempre arrisca a criar uma pequena animação caseira e tosca. Eu nunca fiz isso! (O_o)

É claro que, apesar disso, sempre assisti animações na internet e ficava reparando "ah, isso foi feito utilizando aquela ferramenta", "isso é tão simples de fazer mas dá um efeito tão legal" ou "nossa, eu não sabia que o Flash fazia isso!"... Tinha noção de que como o programa era utilizado nas animações mas nunca testei nenhum dos meus "conhecimentos".

Estou fazendo um site para uma empresa que tem um mascote. E, por mais que eu quisesse manter o site sério, o mascote teria que aparecer no site de um jeito cartunesco e "não-intrusivo". Ou seja, o mascote interage com o visitante mas não com o conteúdo do site. Aí entram as animações. Confesso que, apesar do ter recebido posições prontas do mascote, consegui animar o bicho e ficou bem legal! Já posso me arriscar a fazer algo mais pessoal e mostrar aqui no blog. (^_^)

+++

Falando em animação, eu nunca tinha visto o desenho do Cartoon Network "A Mansão Foster para Amigos Imaginários", que segue uma estética de desenho de internet. É incrível como o desenho é adulto e infantil ao mesmo tempo! E, agora, com TV a cabo aqui em casa, sempre que posso assisto. Muito bom!

+++

Já defini as alterações que ocorrerão no blog este ano. Agora só falta colocar a mão na massa! (^_^) Acho que depois do Carnaval (bleargh!), o blog ganha uma nova cara!

4 de fevereiro de 2006

Feliz Ano Novo

Este blog mudou de endereço! Veja como é o novo site.

Eu acho que ainda posso voltar a escrever como se nada tivesse acontecido...

Depois de um longo período ausente, aos poucos, quero que este blog retorne a (semi) normalidade. Quero dizer que simplesmente evitei usar meu computador todo esse tempo e, que, agora, mesmo com a maior parte do meu tempo ocupado por um emprego que caiu do céu (apesar dos pesares...), voltarei a arriscar desenhar como estava fazendo antes... Mudarei um pouco o visual desse blog... Tentarei superar o número de 78 artigos escritos em 2005... Continuarei a escrever sobre assuntos que, de um jeito ou de outro, me afetam... Sei lá... Deixarei que tudo flua naturalmente.

Bem, como muita coisa aconteceu comigo, escreverei sobre isso aos poucos. Até! (^_^)/