8 de março de 2007

Glamurização do Rio

Este blog mudou de endereço! Veja como é o novo site.

De noite, a Globo (http://www.redeglobo.com.br) exibe quase que diariamente dois lados do Rio de Janeiro: quando o Jornal Nacional mostra reportagens de crimes e ações policiais no Rio (em São Paulo, em Minas Gerais, em Pernambuco, etc, etc) e na novela das 21h. Depois de narrar histórias do universo Leblon, o horário é ocupado por gente do Copacabana. Paraíso Tropical também possui personagens que não vivem no bairro carioca mas parece que a história principal é vivida por lá em grande parte dela.

Confesso que pouco acompanhei Páginas da Vida e não pretendo perder tempo com a novela atual. O que me incomoda bastante é que o Brasil parece ter se restringido a poucos lugares. Não existem histórias interessantes o bastante em Curitiba, em Florianópolis, em Palmas, em Campo Grande... Enfim, nos outros milhares de municípios que compõem o país. Só interessa a emissora carioca mostrar histórias do Rio pois as locações ficam perto do Projac, onde ficam os estúdios da TV.

Se ela levasse a sério sua concessão, que é pública, de divulgar e exaltar a cultura de todo o país, talvez cuidasse de selecionar melhor seus autores e as histórias que leva ao ar em suas novelas...