24 de junho de 2005

Música

Este blog mudou de endereço! Veja como é o novo site.

Toda vez que eu conto pra alguém que gosto das músicas do Pato Fu, da Björk, da Macy Gray, é a mesma coisa: a pessoa faz aquela cara de "hã?" (O_0) e se espanta. Que droga! (>_<) Até parece que sou de outro planeta ou coisa assim!

Tenho orgulho da minha preferência e formação musical. Não conheço tantas pessoas assim que tiveram o privilégio de apreciar Chico Buarque, Gilberto Gil, Tom Jobim, Vinícius de Moraes e Toquinho tão cedo como eu. Eu adorava mexer na coleção de discos dos meus pais e passava horas e horas escutando todos aqueles vinis! Adorava cada verso e refrão que a vitrola soltava! Ah, saudade dos meus 8 anos! Isso me ajudava a descobrir a terrível gramática, língua mãe, cheia de imperfeições e regras.

É claro que não passei incólume pelos anos de Xuxa e Balão Mágico, podreiras de ontem. Menudo chegou a furar na vitrola! (^_^;) Ainda bem que ouvi tudo isso e, acho, soube separar bem o agradável do inaudível. Me perdoem fãs de Jota Quest, Los Hermanos, Charlie Brown Jr. e companhia, mas todos eles se enquadram no inaudível. Músicas literalmente cuspidas no ouvido como as que eles tocam me enjoaram... Nem vou tentar demonstrar minhas opiniões sobre Sandy & Jr.!!!

Rita Lee e Legião Urbana é que mostraram alguma coisa de interessante na minha adolescência. Mas então, quando eu tinha 15, 16 anos, acho, nossa vitrola quebrou e meus pais decidiram jogar fora todos os nossos LPs... Eu decidi fugir pro Sítio do Picapau Amarelo, pro Primo Basílio e Dom Casmurro. Passei meses lendo um livro atrás do outro até ganhar um par de óculos! (^_^)

Mas, aí, chegou a MTV, os CDs ganharam um lugar exclusivo na sala, eu recomecei a ouvir música e a selecionar o meu repertório pessoal. Nesse caminho, passei por Spice Girls (argh!), No Doubt (minha irmã teve a cara de pau de trocar o Tragic Kingdom por Silverchair! (>_<)), Lulu Santos, Madonna, etc. Pra chegar nos artistas citados lá em cima, no começo desse artigo, foi fácil: logo na primeira audição do trabalho deles, tive aquela sensação boa de afinidade...

Gostaria de entender mais sobre música e saber porque tantos artistas ruins se destacam no atual cenário musical, tanto mundial quanto brasileiro... Talvez seja porque exista mesmo uma carência cultural... (¬_¬)?

Nenhum comentário: