22 de fevereiro de 2007

A nova velha internet

Este blog mudou de endereço! Veja como é o novo site.

Há algum tempo tem aparecido de todos os jeitos notícias, artigos, tutoriais, etc. que falam sobre a web 2.0 e Ajax. Quase sempre são discutidas como a grande revolução, solução de todos os males, a nova ordem, em textos escritos como leis absolutas.

Esse movimento é tão grande que deve chamar atenção até de pessoas leigas, que, por falta de informação, acabam correndo atrás de formações duvidosas, vendidas como novas áreas de tecnologia. Esse mito é tão grande que várias paródias com logos de sites chamados "web 2.0".

Bem, em comum, todos esses sites dão poder de geração de conteúdo aos seus usuários. E toda essa idéia é derivada dos blogs. Engraçado isso: os "diários virtuais", tantas vezes menosprezados pelas grandes empresas de mídia, criaram um novo fôlego e um novo sentido para a internet depois do estouro da bolha.

Fora isso, são sites "vazios", com grandes ferramentas de publicação de conteúdo, seja ele vídeo (como o Youtube e o Brightcove), fotos (Flickr e Picasa) e, óbvio, textos (Blogger e Wordpress). É claro que existem outros sites que dependem da colaboração dos usuários de outras maneiras. O Google, para variar, acaba de lançar uma nova versão para o Google Translate, que permite que traduções mais precisas sejam sugeridas por "nativos da língua".

Já o Ajax nada mais é do que o aprimoramento de scripts em JavaScript. É incrível que uma linguagem com pouco mais de 10 anos tenha entrado na moda de novo! Esse aprimoramento do uso de JavaScript é capaz de criar efeitos interessantes nos sites e, a grande novidade, obter e enviar informações para um servidor sem sair da página atual.

Talvez ainda seja possível que surjam inúmeros outros artigos acerca de web 2.0 e Ajax na internet e em revistas especializadas. Mas, até que provem que eu realmente estou errado, nada disso pode ser rotulado de novidade ou de futuro da internet...

Nenhum comentário: