21 de julho de 2005

GTA: San Andreas

Este blog mudou de endereço! Veja como é o novo site.

Antes de começar, queria dizer que nunca gostei da série GTA e de seus fundamentos. Nada contra quem acha legal brincar de criminoso pra distrair mas prefiro me concentrar em batalhas mais fantasiosas.

Quem acompanha as notícias do mundo dos games deve saber que está rolando um enorme debate sobre alguns minigames secretos do GTA edição San Andreas. Eles permitiriam que o jogador se transasse com garotas. A versão PC possui até um hack (modificação feita para alterar o jogo) para liberar esses minigames. O hack tem o nome de Hot Coffee e é facilmente encontrado na internet. A empresa Rockstar, criadora do jogo, afirma que esses minigames foram criados por terceiros e que o vilão da história toda é esse hack.

O grande problema é que esses minigames foram encontrados na versão do jogo pro PS2! E é sabido que jogos de console não possuem patches e hacks que possam alterá-los! O que quer dizer que a própria Rockstar programou o jogo desse jeito, com todos esse minigames secretos e "proibidos". Os americanos, puritanos por natureza (vide o escândalo do show do Super Bowl envolvendo Justin Timberlake e Janet Jackson), estão em polvorosa e já rotularam o jogo como Adults Only (Somente pra Adultos).

Outra coisa que ninguém sabe ao certo também é quem começou todo esse debate, já que esse jogo da série GTA foi lançado há algum tempo. Alguns dizem que tudo isso não passa de uma jogada de marketing da própria Rockstar, pra colocar a série no centro das atenções da imprensa que cobre notícias sobre games. Tudo pra alavancar as vendas das versões de San Andreas para Xbox e PC, recém-lançadas.

Mas a produtora esqueceu um detalhe: com a nova indicação etária do jogo (a anterior era M17+, algo como Jovens maiores de 17 anos), as lojas irão mudar o modo de exibição do jogo. Ele não ficará à mostra junto com outros games de conteúdo mais leve. San Andreas deve ir "pra prateleira mais alta", longe dos olhos da grande maioria.

Em todo caso, a Rockstar sempre gerou polêmica com games que abordam "temas delicados"...

Nenhum comentário: