27 de outubro de 2007

Verdades do dentista

Este blog mudou de endereço! Veja como é o novo site.

Havia algum tempo que eu não ia ao dentista. Ontem eu fui fazer a tradicional - e temida por muitos - limpeza dos dentes. Estava com algumas placas e início de tártaro nos dentes, nojento. Acho que ainda vou ter que voltar mais duas vezes, não sei ao certo, para continuar o tratamento.

Mas consegui sanar algumas dúvidas que eu tinha. Hoje em dia, a saúde bucal virou mais um produto de marketing, assim como os remédios "normais" (aspirinas, enxagüadores bucais, emagrecedores, etc). Tanto que, pra não falar diariamente, mensalmente a indústria lança novidades para acabar com os males da boca.

São escovas que limpam mais que outras, e possuem cerdas especiais para todo o tipo diferente de dente, pastas e cremes dentais que prometem clarearemento de dentes, eliminação de placas e tártaros, redução da sensibilidade gengival, etc, etc. Descobrem novas doenças como a erosão dental!!!

Perguntei se todos esses produtos são mesmo mais eficazes se comparados com as simples escovas e pastas com flúor e ela disse que não (sim, minha dentista é uma doutora muito simpática). Tudo o que precisamos fazer para cuidar bem dos dentes é escová-los adequadamente 3 vezes por dia, após as refeições, utilizando qualquer creme com flúor e escova, não esquecendo do fio dental depois da escovação.

Ela disse que a erosão dental, por exemplo, ocorre sim mas não na escala terrorista que mostra o comercial. Ainda disse que, mesmo eu não frequentando tanto o consultório como deveria, consegui cuidar muito bem dos meus dentes. Que o aparecimento das placas era normal pela falta do cuidado profissional e que não existe pasta que remova completamente esse tipo de doença dentária.

Bem, eu já não confiava muito nesse tipo de comercial que vende solução milagrosa mesmo... Acredito que ninguém substitui o trabalho de um bom profissional, principalmente com a nossa saúde.

+++

Descobri hoje que a TV Cultura estreará na próxima segunda, dia 29, uma nova edição da Vila Sésamo. Essa nova produção conta com a parceria da Sesame Workshop, ONG educacional, e traz de volta Garibaldo com sua turma de novo às telinha brasileiras depois de um longo tempo. A Vila Sésamo estreeou por aqui na mesma TV Cultura na década de 70, foi exibida pela TV Globo depois e saiu do ar. A série é sucesso em vários países e me admira muita que canais pagos não tenham se interessado antes em exibi-la por aqui. Vila Sésamo irá ao ar de segunda a sexta, às 8h30 e às 14h, e sábados, a partir das 14h. Imperdível para qualquer tipo de criança, pequena ou mais "crescidinha"! (^_^)

Nenhum comentário: