4 de novembro de 2007

Linux não é pra todo mundo

Este blog mudou de endereço! Veja como é o novo site.

E parece que eu estou nesse todo mundo. Eu instalei no meu computador o aclamado Ubuntu, Linux criado para ser o mais fácil de usar. Queria ver sua performance em meu computador e verificar de perto os efeitos visuais esplêndidos exibidos neste vídeo. Depois de baixar o instalador do sistema umas três vezes até conseguir o arquivo funcional, consegui fazer o sistema rodar.

O Ubuntu reconheceu todo o hardware do meu PC e instalou perfeitamente todos os drivers sem nenhuma pergunta ou dificuldade. Tive que procurar ajuda para instalar o Speedy e perceber que algumas coisas ainda não são bem amigáveis no sistema. Todo este processo teve que ser feito em programa chamado Terminal (Consolo, em português), digitando linhas de comando enigmáticas pra mim.

Abri o Firefox, navegador padrão do sistema, e constatei que a navegação estava normal. Não encontrei ícones no desktop e, então, fui bisbilhotar os menus, muito bem organizados. O Ubuntu traz, além do Firefox, um pacotes de programas de escritório chamado Open Office, editor de imagens Gimp, gerenciador de e-mails Evolution, jogos e alguns reprodutores de arquivos multimídia, além de outras funções de visualização de arquivos nativa do sistema.

Uma das funções mais interessantes do Ubuntu é uma central de programas, uma lista de tudo o que você pode instalar (e desinstalar) do sistema com apenas um clique. É claro que eu tive que autorizar a central a instalar tudo o que quis antes de baixar os programas. Levei um tempo para descobrir isso depois receber algumas mensagens de erro do sistema, dizendo que não havia permissão para isso. Outra surpresa eu tive ao navegar pelo sistema de arquivos do Ubuntu, muito diferente do sistema de pastas do Windows. Existem pastas específicas para tudo, tudo muito organizado. É estranho mas não há mistério nenhum...

Agora, quanto às funções gráficas mostradas no vídeo que eu citei, tive uma decepção. Meu PC velho de guerra precisa de atualização urgente, eu sei, mas o Ubuntu conseguiu jogar na minha cara que ele não presta mesmo. No Windows, DirectX e minha placa de vídeo conseguem se virar para exibir alguns gráficos 3D satisfatórios. Como o Linux não possui uma biblioteca gráfica similar ao DirectX, o sistema depende exclusivamente do hardware para processar e exibir qualquer gráfico 3D. E a empresa que vende minha placa de vídeo não fornece suporte ao Linux. Então não pude ativar nenhum recurso gráfico nativo do Ubuntu, deixando ele “pior” visualmente do que o Windows XP. Uma pena...

Contudo, vale a pena instalar o Ubuntu, um sistema completo e estável, se você utiliza seu computador apenas para navegar na internet e criar arquivos “Office”. Quem sabe, os recursos visuais funcionem no seu computador, deixando a experiência ainda mais divertida e amigável.

+++

Quase fico sem conseguir instalar o Photoshop depois do ataque do vírus no meu computador... Agora está tudo bem. Mas levantei uma senhora barreira no meu computador: instalei antivirus, firewall, Windows Defender e outros programas de segurança. Tudo para evitar que o computador seja infectado mais uma vez...

Nenhum comentário: