9 de dezembro de 2007

Ainda faltam alguns dias...

Este blog mudou de endereço! Veja como é o novo site.

Eu propus um tempo atrás um plano de mudanças para este blog. Onde eu estava com a cabeça mesmo? Bem, não estou parando muito menos adiando nada. A mudança vai acontecer, e estou dentro de todos os prazos. Só que estou no meio das coisas... Aquele ponto do meio do projeto onde você não tem certeza direito para onde ir. Sim, estou me referindo ao layout, ao trabalho que dá manter um site como este, mesmo não tendo quase nenhuma audiência, à falta de tempo, à pesquisa para tentar gerar algum conteúdo original...

Esta semana, me deparei com o caso de uma pessoa querendo transformar seu site em referência de qualquer maneira e se dando muito mal por isso. O editor do site blogeek recebeu / achou / conseguiu / ganhou informações e fotos exclusivas sobre o ainda em desenvolvimento jogo Street Fighter IV, da Capcom. Informações estas exclusivas da revista EGM americana e sua representação brasileira entrou em ação contra o editor do site, com ameaças e punição.

O caso ainda não acabou mas já virou mais um exemplo de como a informação, e todo o trabalho envolvido em sua elaboração, pode ser maquiado e comprado. Por isso é tão difícil que um site se sobressaia e caia na graça das pessoas. Nestas horas, o dito “quem tem padrinho não morre pagão” é mais do que comprovado.

+++

Esta semana, a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - Pro Teste - divulgou um estudo da qualidade das lojas virtuais brasileiras. A Associação testou 34 sites somente 3 obtiveram a nota máxima! Senti na pele esta semana a confusão em uma loja “aceitável”, com base na avaliação. Encomendei o CD de estréia da cantora Fernanda Takai, vocalista do Pato Fu, “Onde brilhem os olhos seus”, em fase de pré-venda na loja. Eu adoro o Pato Fu e não poderia deixar de comprar este novo CD, mesmo não levando o nome da banda,.

Enfim, minha primeira surpresa no processo de compra deste produto: como sempre faço e considero mais seguro, optei pelo pagamento em boleto bancário, acessei o internet banking do meu banco e paguei o boleto. Em menos de 24 horas, um processo que sei que leva mais de 2 ou 3 dias foi realizado, a confirmação de pagamento foi enviada pro meu e-mail. Estranho mas talvez seja a temporada de funcionamento especial de verão nos bancos que tenha agilizado a transferência de valores.

Dois dias depois, uma representante da loja virtual me ligou e avisou que, por causa do fornecedor, o produto pudesse demorar mais de vinte dias para chegar em minha casa. Perguntou depois se gostaria de cancelar a compra, coisa que fiz. Ela confirmou meus dados bancários e disse que a compra estava cancelada e que eu deveria esperar a devolução do dinheiro. Pensei que talvez fosse melhor esperar o CD chegar às lojas “reais”, de maneira tradicional.

No dia seguinte, a surpresa maior: recebi o e-mail informando que o processo de entrega do CD estava em andamento. Imediatamente, acessei o site e fui tirar minhas dúvidas no atendimento online da loja. Perguntei como era possível isto, eu tinha cancelado a compra, como ele seria entregue? A atendente disse que eu poderia recusar o recebimento do produto para cancelar a compra e não explicou como a minha compra cancelada seguiu em andamento.

Já recebi o CD e ele é maravilhoso! E conclui que talvez não volte a comprar mais nada em uma loja online onde as informações não estão centralizadas, levando à confusão e imprecisão de detalhes da compra. Injustificável. Anotem tudo o que o estudo do Pro Teste diz pois ele é mais um indicador de que as empresas em geral não dão a mínima importância aos seus consumidores...

Nenhum comentário: