13 de janeiro de 2008

A história da criação de uma marca: Vício Criativo

Este blog mudou de endereço! Veja como é o novo site.

Feliz Ano Novo! Atrasado mas em tempo.

+++

Este site está passando por mudanças, ainda invisíveis pra todo mundo. Ele irá mudar para o novo domínio em alguns dias em definitivo. Mas ainda sem um novo lay-out gráfico. Quando eu inicei os 100 dias de mudança, já tinha confeccionado alguns logos para o site e estava dando os retoques finais nos logotipos escolhidos. Achei apropriado que, após um ano tentando criar uma nova identidade para este blog sem nome, a mudança deveria ser radical. Infelizmente, as coisas não saíram bem como eu planejara...

Quando eu adquiri o endereço www.viciocriativo.com, precisava urgentemente montar meu portfolio com os últimos que havia feito. A empresa onde estava trabalhando iria mudar sua sede e estava dispensando muitos funcionários, inclusive eu. Com um nome original, conseguiria utilizar o endereço para outro fim depois de conseguir um novo emprego.

Pensei que seria bom juntar os dois sites: blog e portfolio no novo endereço. Já que estou pagando mesmo, posso fazer o que sempre quiz, do jeito que acho que é certo, sem qualquer limitação. O Blogger possui algumas várias limitações, por exemplo. O Flickr também. A idéia ainda me agrada.

Vício Criativo - Estudos de logo

Então comecei a imaginar um logotipo para o site. A partir dele, eu construiria todo o esquema gráfico e sua identidade. Criei vários logos e acabei selecionando alguns. E uma coisa começou a me chamar atenção: o nome não agradava todo mundo. A palavra “vício” carrega uma conotação ruim. Ninguém diz que vícios são bons. E não há nenhuma referência gráfica pra algo como um vício. Um dos logotipos que criei apresentava o vício como um monstro!

Mas a idéia é passar algo quase natural. Uma pessoa criativa possui o vício de criar, um vício criativo de inventar qualquer coisa, gráfica, musical, artesanal, cotidiana. E eu sou uma pessoa criativa. Sempre fui assim, tenho uma imaginação muito forte e acabo criando soluções originais, inusitadas, para todos meus problemas e trabalhos. Resolvi que logotipo deveria representar uma idéia... Representar alguém tendo uma idéia... Aquele momento “A-há! É isso!”

Vício Criativo - Escolhido mas descartado

E com isso, escolhi este logotipo aí de cima. Ele fora criado com a representação perfeita do momento “A-há”. Compare as imagens dos logos: o logo escolhido aqui figura entre os pré-selecionados anteriormente mas preferi alterá-lo um pouco na sua escrita e na apresentação.

Logotipo escolhido, era hora de dizer pra todos o que estava acontecendo com o site. Pensei que o prazo de 100 dias era mais do que suficiente para montar um lay-out em cima do novo logo e instalar personalizar o novo sistema do site. E foi o que fiz: montei o lay-out gráfico para o site e como foi difícil. Eu não conseguia criar nada para utilizar junto com o logotipo. Tudo parecia fora de contexto. Resolvi dar um tempo na elaboração dos lay-out nas festas de fim de ano.

Não era possível que depois de tanta certeza, tudo estava dando errado. E nos dias 30 e 31 de dezembro, voltei a criar novos logotipos. E criei outro logotipo mais apropriado e, agora, definitivo. Ele ainda apresenta a idéia da idéia, da criatividade. Mas é totalmente diferente deste apresentado aqui. Fiquei tão empolgado com ele que resolvi a criação de um novo lay-out muito mais rápido do que antes e considero o resultado muito melhor.

Com esse atraso, talvez a mudança fique incompleta em um primeiro momento. Um pouco antes do dia 1º. de Fevereiro o site muda de endereço definitivamente. Um pouco depois, ganha uma nova cara. Enfim. (^_^)

Nenhum comentário: