16 de maio de 2007

Evolução do Actionscript

Este blog mudou de endereço! Veja como é o novo site.

Essa é uma história que eu já escutei algumas vezes. Alguns profissionais de web mais curiosos e antenados afirmam em entrevistas de emprego que dominam a ferramenta Flash. Na prática, eles conseguem animar muito mal e porcamente e não conhecem nada de Actionscript. O Flash foi criado como um plataforma de animação mas as melhorias que a Macromedia e desenvolvedores ousados elaboraram fizeram com que o Flash ganhasse status de "canivete" da internet. Tudo graças ao Actionscript, linguagem de programação, que melhora (e muito) o domínio das funções do Flash e consegue fazê-lo, de maneira muito eficaz, exibir animações e vídeos, tocar sons, enviar e receber informações, tratar e filtrar conteúdo, entre muitas outras funções, em um site integrado e dinâmico, por exemplo.

Agora, depois da compra da Macromedia pela Adobe (http://www.adobe.com), acaba de sair o Flash CS3 (versão 9). E, com ele, surge a necessidade de reaprender algumas coisas novas de programação... O Actionscript 3 é adotado pelo programa como linguagem padrão e ele é muito diferente das versões anteriores mas muito mais poderoso. A primeira grande vantagem dessa nova linguagem é a maior velocidade de execução dos arquivos Flash. Se compararmos dois arquivos Flash, utilizando o mesmo código mas gerados de maneira diferente, um utilizando Actionscript 2 e outro 3, será visível o ganho de desempenho de execução dessa nova versão.

Ainda não utilizo o Flash CS3 (mas espero em breve...) e sentia falta de um documento que mostrasse, mesmo pra quem ainda não o programa em mãos, essas diferenças e que comentasse exemplos práticos. Ontem, encontrei esse artigo aqui (http://www.senocular.com/flash/tutorials/as3withflashcs3/). Seu autor ainda não terminou de criar todo o material mas o artigo já é bem completo e de fácil leitura e compreensão. Nem preciso dizer que estou pensando em me atualizar o mais rápido possível para usufruir dessa nova linguagem! (^_^)

Foi nesse texto que fiquei sabendo, por exemplo, que o Flash não deixa mais que comandos sejam inseridos nos objetos da cena. Os códigos devem ser gerados somente na timeline do arquivo. Confesso que faz algum tempo que deixei de programar utilizando objetos como fonte de código. A programação sempre ficava quebrada e a busca de erros e/ou melhorias eram sempre ineficientes. Entretanto, alguns códigos feitos na timeline costumam ficar quilométricos! Mas, pelo menos, todos os comandos estão em um mesmo lugar. Talvez precise utilizar mais comentários nos blocos de código para não me perder tanto...

+++

Um último comentário: o Actionscript 3 não é uma linguagem exclusiva do Flash CS3. Existem vários outros programas que permitem a criação de conteúdo em Flash através da utilização dessa linguagem. Para saber mais sobre isso, o site FlashMagazine (http://www.flashmagazine.com/) é uma ótima fonte de referência.

+++

Puxa! Dois artigos quase seguidos! Estou impressionado! (^_^)

Nenhum comentário: