31 de outubro de 2007

Responsabilidade

Este blog mudou de endereço! Veja como é o novo site.

Ontem, foi anunciado aos quatro cantos do mundo que o Brasil será a sede da Copa do Mundo de Futebol em 2014. E toda a imprensa brasileira cobriu, analisou, sonhou e apontou o assunto sob vários ângulos de visão exaustivamente. A Fifa disse que pretende tornar a organização, instalação e planejamento das futuras Copas ecologicamente corretas e responsáveis. O início deste processo se dará em nosso país.

Coincidentemente, muitos veículos que falam de design mostram e cobram exemplos de design responsável. Tudo precisa ter o começo, o meio e o fim. E o problema é que muitos designers ainda não sabem como resolver bem o fim de suas criações. Na internet, ainda existe a discussão de como deve ser o fim responsável de um site. Como dar cabo de algo que é virtual?

Infelizmente, toda essa preocupação ecológica não existe na prática nos atos da maior parte da população brasileira. Quem vai ao supermercado e leva sua própria sacola para levar suas compras, evitando as abomináveis sacolas plásticas? Quem consegue se desfazer do lixo (papel de bala, guardanapos, pontas de cigarro, por exemplo) nas ruas de maneira correta? Quem ainda vive em casas ou prédios que possuem grandes jardins no entorno aos invés do chão cimentado?

Mas como temos a Amazônia, “pulmão do mundo e último reduto da natureza intocada”, ninguém se preocupa. Esbanjamos todos os recursos naturais toda hora, todos os dias. Porque, no final, sempre poderemos usar do jeitinho brasileiro para resolver as coisas...

+++

E bom Dia das Bruxas, vulgo oficial Dia do Saci, este último que não “pega” de jeito nenhum...

Nenhum comentário: