2 de dezembro de 2007

Você conhece alguém que comprou produtos pela TV?

Este blog mudou de endereço! Veja como é o novo site.

Ou você já arriscou comprar produtos de ginástica, multiprocessadores, “fazedores” de suco, cremes de beleza, meias calças, ou qualquer outra coisa que tenha aparecido em comerciais do tipo “ligue já” e/ou “compre agora”? Eu disse outro dia que vários canais pagos (Fox, canais Discovery, E!, FX, AXN, A&E, entre outros) reservam boa parte da manhã para exibir programas de vendas, sendo que os assinantes pagam para assistir programas com conteúdo diferente deste.

Considerando a hipótese de que alguém acredite que o milagroso aparelho de ginásticas abdominais, desses que acabam com a barriga de cerveja de qualquer cristo, e comece a utilizá-lo de qualquer jeito. Após algum tempo de uso, ele começa a sentir dores nas costas e vá atrás de informações na internet, por exemplo. Não há nenhum conteúdo escrito por especialistas, que não trabalhem para a empresa de vendas, comprovando a eficácia do aparelho ou o melhor jeito de usá-lo. Ou, melhor ainda, eu ainda não vi nenhuma academia que tenha estes aparelhos entre seus equipamentos de ginástica.

Isso se aplica também quando as empresas farmacêuticas divulgam que qualquer remédio está em promoção e/ou lançam uma droga com mais eficácia que a versão anterior ou do concorrente. Parece que as empresas estão interessadas em vender felicidade e bem estar de qualquer jeito, acredite quem quiser. E, o pior disso tudo, se elas vendem (ou tentam vender) é porque tem um público que compra. Gente que anda brincando com a própria saúde...

Nenhum comentário: